Colunas à base de sílica são funcionalizadas com grupos que trarão características específicas para o mecanismo de separação de compostos de interesse. Entretanto, não é possível garantir que todos os grupos silanóis disponíveis sejam funcionalizados devido ao impedimento estérico dos grupos ligantes.
A proteção dos grupos silanóis livres geralmente é feita com grupos pequenos de baixo impedimento estérico, como por exemplo o TMS. Este procedimento é conhecido como endcapping ou capeamento. O principal objetivo é reduzir a atividade do silanol, uma vez que a presença desse grupo pode levar a interações secundárias indesejadas com analitos básicos ou até mesmo absorção irreversível na coluna.
O procedimento de endcapping apresenta algumas vantagens, destacadas a seguir:
A YMC conta com colunas de alta tecnologia com excelente reprodutibilidade e estabilidade que atendem desde usos laboratoriais até plantas piloto e escala industrial, incluindo materiais de empacotamento para HPLC e colunas analíticas/preparativas. As fases das colunas YMC, em especial da linha Triart, utilizam uma inovação de endcapping por multi estágios, empregando vários compostos com diferentes reatividades em etapas sucessivas de modo que todos os silanóis podem ser limitados em sua máxima extensão.
Saiba mais sobre os produtos da YMC: