O iohexol é um meio de contraste radiológico, não aniônico e hidrossolúvel, utilizado em exames de imagem por raio-X com a finalidade de aumentar o contraste e a resolução espacial da varredura. Sua baixa osmolalidade leva a uma rápida eliminação pelas vias renais, prevenindo a reabsorção e consequente metabolização. Tais características faz do iohexol um composto seguro quando comparado a outros agentes de contraste.
A concentração e pureza desses compostos são fatores importantes que devem ser analisados para o seu uso seguro e diagnóstico preciso, haja vista que estes podem apresentar alguma toxicidade relativa e efeitos colaterais.
No que diz respeito à características químicas do iohexol, este pode sofrer isomerização e ser detectado por espectrometria de massas. Trata-se de rotâmeros que são interconvertidos lentamente à temperatura ambiente a partir da rotação do grupo N-acetil em função da presença dos grupos iodo ligados ao anel benzênico.
A Verde Analítica, em parceria com a Advion Interchim Scientific, traz uma aplicação para a quantificação dos dois isômeros do iohexol utilizando o sistema Avant™ UHPLC acoplado a um espectrômetro de massas Expression® Compact Mass, no qual podem-se obter resultados tanto para a identificação/quantificação do ativo como de suas impurezas.
Aplicação completa em:
Referências: