Polímero Poliácido lático – Uma alternativa para polímeros derivados de petróleo

Análise de Kava-kava
14 de janeiro de 2025

Polímero Poliácido lático – Uma alternativa para polímeros derivados de petróleo

Dado o estilo de vida adotado pela população, a utilização de materiais plásticos aumenta cada vez mais, o que acarreta um volume enorme de resíduos e potencial problema ambiental. O poliácido lático, conhecido como PLA (do inglês, polylactic acid), é um polímero termoplástico biodegradável e biocompatível, considerado uma das alternativas mais promissoras aos polímeros derivados de petróleo.

Derivado de fontes renováveis, como amido de milho, mandioca e beterraba, o PLA oferece benefícios ambientais e técnicos que estão transformando indústrias como embalagens, biomedicina e impressão 3D, além de uma versatilidade de aplicações devido a propriedades mecânicas e térmicas comparáveis a muitos polímeros convencionais.1

A análise de PLA por cromatografia pode ser realizada principalmente para avaliar a sua pureza, composição molecular e até mesmo degradação. Por se tratar de um polímero, sua identificação e quantificação é realizada através de cromatografia por exclusão molecular. A Verde Analítica, em parceria com a Tosoh BioScience, apresenta um método simples e eficaz utilizando a coluna TSKgel GMXL e detector de índice de refração.

 

Figura 1. Cromatograma obtido por SEC para análise do polímero poliácido lático.

 

Para mais informações, clique no link abaixo:

 

× Como posso te ajudar?