Degradação ácido hialurônico

Análise de Bromelina
10 de julho de 2024
Análise de Bisfenol A
23 de julho de 2024

Degradação ácido hialurônico

O ácido hialurônico é um polissacarídeo cuja estrutura é formada por dois monômeros, ácido glucurônico e N-acetilglucosamina. Por apresentar uma ampla faixa de massa molecular (200kDa a 10.000 KDa), seu peso molecular médio tem influência em suas propriedades físico-químicas. Faixas maiores de massa fazem com que esta macromolécula tenha características de hidratação de tecidos, controle do balanço osmótico e estabilização da estrutura da matriz extracelular, por exemplo. Já faixas menores demonstram ter atividade oncogenética, podendo induzir a progressão de tumores ou apresentar atividades pro-inflamatórias.1

Estudos vêm sendo conduzidos com o objetivo de elucidar o mecanismo de ação e a biossíntese do ácido hialurônico, bem como de otimizar sua produção via procedimentos biotecnológicos para sintetizar derivados com propriedades superiores para melhorar sua utilização terapêutica. Dado os seus efeitos, a incorporação desta macromolécula em cosméticos tem crescido nos últimos anos, principalmente no que diz respeito à associação com outros princípios bioativos, como extrato de plantas, vitaminas, aminoácidos, peptídeos, proteínas, probióticos, etc.

No estudo publicado por Miyazaki e colaboradores, os autores observaram um processo rápido de despolimerização sob ultrassonificação nos primeiros minutos do processo, conforme ilustrado na Figura 1, mudando o seu perfil de distribuição de peso molecular ao longo do período de exposição. Tal evidência mostrou que o ácido hialurônico é um polímero sensível à degradação quando exposto a esforços mecânicos intensos, como equipamentos de ultrassom.1

Dessa forma, o conhecimento do comportamento de tal polímero é necessário para o manuseio adequado e melhoramento nos processos de sua produção. Para a determinação das faixas de pesos moleculares, os autores utilizaram três tipos de colunas da série TSKgel PWXL, da TOSOH Bioscience.  As colunas da série TSKgel PWxl são desenvolvidas a partir de uma matriz de polimetacrilato hidroxilado, especialmente projetada para o desenvolvimento de metodologias de SEC (cromatografia por exclusão de tamanho) envolvendo a análise de macromoléculas polares como polietilenoglicol, polissacarídeos e substâncias relacionadas como o ácido hialurônico.

 

Para maiores detalhes, confira o link abaixo:

Referências:

  • Miyazaki, T., Yomota, C., & Okada, S. (2001). Ultrasonic depolymerization of hyaluronic acid. Polymer Degradation and Stability, 74(1), 77–85.

 

× Como posso te ajudar?