
Os ácidos hipúrico e metilhipúricos são amplamente utilizados como biomarcadores de exposição a solventes orgânicos, especialmente tolueno e xilenos, respectivamente. Após a absorção desses compostos pelo organismo, eles são metabolizados no fígado e excretados na urina principalmente na forma desses ácidos conjugados com glicina. De forma semelhante, os ácidos mandélico e fenilglioxílico são produtos do metabolismo do estireno e do etilbenzeno fundamentais para avaliação de exposição ocupacional em ambientes industriais. A quantificação desses metabólitos permite não apenas confirmar a exposição, mas também estimar sua intensidade e possíveis riscos toxicológicos associados.
Já a creatina (e sua forma cíclica, creatinina) é frequentemente monitorada como um parâmetro de normalização em análises urinárias, ajudando a corrigir variações na diluição da amostra. Isso é importante quando se comparam níveis de metabólitos entre indivíduos ou ao longo do tempo. Além disso, alterações nos níveis de creatina/creatinina podem fornecer informações adicionais sobre o estado fisiológico do indivíduo, incluindo função renal e metabolismo muscular. Assim, a análise conjunta desses compostos oferece uma visão mais completa tanto da exposição química quanto da condição biológica do paciente ou trabalhador.

Neste cenário, a coluna YMC-UltraHT Hydrosphere C18 se destaca como uma excelente escolha para esse tipo de aplicação.
Projetada para oferecer alta estabilidade em condições aquosas, ela permite o trabalho em condições majoritariamente aquosas e até mesmo em fases móveis 100% aquosas, viabilizando melhor retenção e separação de
compostos polares. O recheio contendo partículas de 2 µm sintetizadas com controle extremamente rígido quanto a características como tamanho de partículas, tamanho de poros e seletividade garantem não apenas excelente reprodutibilidade entre colunas mas também uma capacidade de separação superior em relação aos seus concorrentes.