A utilização da cromatografia com fluido supercrítico (SFC) é ainda muito pouco utilizada no meio farmacêutico, mesmo apresentando um enorme potencial de aplicação em várias técnicas. Quando um composto é confinado em um determinado espaço, gás e líquido ficam em equilíbrio entre si. Aplicando-se uma temperatura nesse sistema, as propriedades intrínsecas de ambos passam a ser idênticas (densidade, viscosidade, índice de refração etc.). Esse ponto é considerado como ponto crítico no qual não se é observado mais interface líquido/gás.1
Um fluido supercrítico é toda a substância que estiver em condições de pressão e temperatura superior aos parâmetros críticos. Do ponto de vista cromatográfico, as propriedades destes fluídos são intermediárias às dos gases ou líquidos, podendo aproximar as melhores características de cada um (alto poder de solvatação de um líquido e baixa viscosidade de um gás, por exemplo).
Associando essas propriedades intrínsecas com a utilização de colunas de alta eficiência, o uso do SFC pode ser uma excelente estratégia para reduzir tempos de corrida de análises de vitaminas lipossolúveis e terpenóides, por exemplo.
A Verde Analítica em parceria com a YMC apresenta o racional metodológico para o desenvolvimento de método de Vitamina D3 e três compostos relacionados, tendo por objetivo um método simples que pode ser aplicado à todas as amostras, tempo de corrida de menos de 10 minutos, resolução de, no mínimo, 1,5, fator de simetria entre 0,8 e 1,5 e repetibilidade com RSD 1,0%.
Como partida, cinco colunas do portfólio YMC foram escolhidas e três composição de fase móvel para um primeiro monitoramento (Figura 1).
Figura 1. Guia inicial para desenvolvimento de método.
Após a comparação entre os cromatogramas, as duas melhores colunas foram escolhidas e alteraram-se outros parâmetros como tamanho de partícula, dimensão da coluna, temperatura e razão de fase móvel, chegando a uma condição ideal (Figura 2).
Figura 2. Cromatograma obtido para vitamina D3 e compostos relacionados utilizando coluna YMC-Triart Diol.
Para maiores detalhes sobre o desenvolvimento do método e condições cromatográficas, veja a aplicação completa em:
Referências: