Lipídios são constituintes celulares vitais para o funcionamento do organismo, pois são os responsáveis por sustentar a estrutura de células e dar suporte energético ao organismo. Estudos mostram que os lipídios estão envolvidos não somente como iniciadores de reações de defesa, mas também como mitigadores de processos em resposta ao estresse das células de plantas. Neste sentido, o estudo de suas aplicações tem crescido nos últimos tempos.
A análise deste tipo de biomolécula é usualmente realizada por cromatografia líquida de alta eficiência acoplada à detectores de espectrometria de massas. Dado que sua estrutura é composta por grupos fosfatos, a análise destas moléculas pode ser prejudicada. Tais grupos interagem fortemente com metais presentes no hardware da coluna, levando ao surgimento de caudas, perda de recuperação e carry over.
O uso de colunas bioinertes, como das da linha YMC Accura Triart e YMC-Triart Metal Free, traz a solução para esse problema, pois possuem um recobrimento interno inerte constituído por um material cerâmico (linha Accura) ou em PEEK (linha Metal Free) que isola o analito do restante do sistema. Um estudo comparativo entre três tipos de colunas (YMC Accura Triart C18, YMC-Triart C18 metal-free e YMC-Triart C18) demostrou excelentes resultados, obtendo maior intensidade, resolução e melhor perfil de picos quando utilizada coluna YMC Accura Triart C18.
Figura 1. Comparação de análise de lipídios sinalizadores utilizando coluna de aço inoxidável comum (SS), PEEK e recobrimento bioinerte (Coated).
Para saber mais sobre essa aplicação, clique abaixo: