As colunas da série TSKgel PWxl são desenvolvidas a partir de uma matriz de polimetacrilato hidroxilado, especialmente projetada para o desenvolvimento de metodologias de SEC (cromatografia por exclusão de tamanho) envolvendo a análise de macromoléculas polares como polietilenoglicol, polissacarídeos e substâncias relacionadas como o ácido hialurônico.
O ácido hialurônico é uma macromolécula resultado da condensação de dois monômeros, ácido glucurônico e N-acetilglucosamina. Muito utilizada na indústria farmacêutica na formulação de cosméticos e colírios, este é um polímero extremamente sensível, apresentando degradação após exposição à esforços mecânicos intensos, como equipamentos de ultrassom1.
No grupo de pesquisa de Miyazaki et al. (2001) pode-se observar claramente ao longo do tempo o “deslocamento para a direita” do pico de analito, claramente evidenciando a diminuição do tamanho molecular do ácido hialurônico que originalmente possui 2.6 MDa, antes da sua exposição ao ultrassom.
Ref:1. Miyazaki, T., Yomota, C., & Okada, S. (2001). Ultrasonic depolymerization of hyaluronic acid. Polymer Degradation and Stability, 74(1), 77–85.