
A homoquiralidade é o conceito enigmático definido pela escolha seletiva de apenas um enantiômero de um certo grupo de moléculas em seres vivos no geral. É o caso de açúcares (com enantiômeros “D”) e aminoácidos (com enantiômeros “L”). A compreensão deste tipo de fenômeno se faz essencial para a compreensão da origem da vida, tendo em vista que a orientação espacial de enantiômeros D e L está diretamente ligada à uma série de processos como formação, estruturação e função de biopolímeros e viabilização de reações bioquímicas seletivas.
Uma das hipóteses referentes à pureza enantiomérica de aminoácidos é a sua introdução por via cósmica, ou seja, por meio de corpos estelares. Literaturas sugerem a detecção de aminoácidos em amostras tratadas de meteoritos com excessos enantioméricos da ordem de 0 a 15%.
O grupo de Takano et al. (2006) buscou encapsular uma amostra contendo gás carbônico, amônia e água para a realização de um procedimento envolvendo o bombardeio com prótons e em seguida a exposição com luz circularmente polarizada, em busca de reproduzir possíveis condições extraterrestres.
Após a realização das análises de aminoácidos derivatizados usando a YMC-Pack Pro C18, é possível concluir que a condição de trabalho foi capaz de deslocar uma composição racêmica para valores de excesso enantiomérico discreto. Concluindo que a hipótese por hora era, em partes, coerente!
A YMC-Pack Pro C18 é um dos modelos premium da YMC. O produto conta com um leito de sílica inorgânica de alta tecnologia funcionalizado com grupos C18 e subsequente recobrimento com grupos de endcapping.
O modelo é ideal para o desenvolvimento de métodos por sua versatilidade, sendo capaz de analisar qualquer composto ácido, básico e quelante deste mundo.