A YMC é uma empresa japonesa voltada ao desenvolvimento de colunas para cromatografia líquida com leitos principalmente desenvolvidos em sílica de alta pureza ou sílica híbrida de última geração e alta pureza. A empresa conta com diversos tipos de leitos cromatográficos que podem ser empregados para modos de separação de moléculas pequenas como fase reversa, cromatografia quiral, fase normal e cromatografia líquida de interação hidrofílica, por exemplo.
As colunas da YMC podem ser utilizadas para a detecção de uma infinidade de substâncias de alta toxicidade que podem ser encontradas no meio ambiente como poluentes. Algumas das substâncias mais comuns são pesticidas, cuja aplicação se faz necessária como meio de proteção de lavouras. Por outro lado, o uso desenfreado pode levar a condições graves à fauna e flora, bem como seres humanos expostos à essa contaminação, através por exemplo do consumo de água sem um tratamento adequado.
O dia 17 de julho é dedicado à proteção de florestas. A data também é relacionada ao dia do curupira, o personagem folclórico brasileiro, tido como um guardião das florestas e todos aqueles que desejam machucar animais e desmatar florestas no geral. Ao contrário da estratégia do personagem, que era confundir caçadores para que não encontrassem o caminho de casa, a Verde tem como objetivo ajudar pesquisadores em todo o Brasil a analisar qualitativamente e quantitativamente todas as suas amostras ambientais, de modo que seus resultados possam ser utilizados para a remediação de locais contaminados e, consequentemente, a busca de um mundo melhor.
Acesse a coletânea de análises de pesticidas através do botão a seguir: