Análise de glúten

Purificação de gelatina
15 de outubro de 2021
Guia de desenvolvimento de métodos
15 de outubro de 2021

Análise de glúten

A coluna YMC-Triart C18 é constituída por um empacotamento à base de sílica híbrida de última ou segunda geração funcionalizada com grupos C18. Trata-se de um modelo extremamente recomendado para trabalhos com peptídeos devido à sua alta retenção e estabilidade de seu leito, o que garante compatibilidade com detectores como espectrômetros de massas.

O glúten é uma proteína que ocorre naturalmente em grãos como trigo ou centeio. Originalmente, a sua função gira em torno de ação aglutinante. Atualmente, a sua identificação envolve o reconhecimento de trechos muito específicos de sua estrutura, dando margem para incertezas (falsos positivos ou falsos negativos). A digestão enzimática e subsequente identificação de um conjunto de marcadores via cromatografia líquida é uma alternativa para resultados com maior confiabilidade.

O teor deste componente é verificado em diversos tipos de alimentos como por exemplo a farinha. A ingestão desta proteína pode causar danos a pessoas com a chamada doença celíaca, incluindo dores abdominais e na região do intestino.

Referências:

LOCK, S. Gluten Detection and Speciation by Liquid Chromatography Mass Spectrometry (LC-MS/MS). Foods. v. 3, n. 1, p. 13-29, mar 2014. DOI: 10.3390/foods3010013

Clique no botão abaixo e acompanhe na íntegra o artigo que discute o assunto:

Clique no botão abaixo para entrar em contato com a nossa equipe comercial:

× Como posso te ajudar?