A cromatografia por interação hidrofóbica (HIC) se baseia na relação entre proteínas e um leito polimérico dotado de grupos funcionais em sua maioria considerados como “pequenos” de modo que a adsorção do analito seja priorizada. A técnica se caracteriza pelo emprego de fases móveis aquosas e gradientes contendo diferentes concentrações de sais. A YMC conta com modelos BioPro com partículas poliméricas impermeáveis de 2.3 ou 4 micrometros, ambas dotadas de grupos funcionais C4.
A técnica pode ser empregada para a escala analítica no segmento de identificação e quantificação de conjugados anticorpo-droga ou análise de uma proteína em específico. A técnica também pode ser empregada para a purificação de variantes em escala laboratorial.
Aumento de escala com finalidade de purificação de variantes da lisozima e IgG monoclonal humanizada desenvolvido com a coluna YMC BioPro HIC BF.
A purificação de variantes de uma proteína apresenta diversas aplicações. De um ponto de vista fundamental, o isolamento permite a caracterização estrutural dos diferentes analitos e, consequentemente, traz informações complementares sobre o produto global. Por outro lado, variantes podem apresentar performances diferentes frente a processos como a biocatálise.