As colunas Triart da YMC são compostas por uma fase estacionária à base de sílica hibrida, ou seja, uma matriz que apresenta parte inorgânica (sílica) e parte orgânica (“pontes” de etileno que conectam dois átomos de sílica).
Com 5 opções de fase reversa e medidas de alta eficiência como 50 x 2.1mm e 1.9µm, é possível realizar estudo envolvendo parâmetros principais em um método acompanhado de ajuste fino. Como exemplo de método podemos assumir:
(gradiente balístico de 5% até 90% de solvente orgânico + etapa de término de eluição de componentes em fase orgânica + etapa de equilíbrio)
40*t + Mistura (1) x triart C18, exrs e C8 (3) x solv (2) x alcalino (1) x 2 testes x t = 12*t
Total 52*t
(considerando um tempo razoável de análise de 12 minutos, esta tarefa estaria pronta em aproximadamente 10 horas de trabalho!!)
Em estudo de casos, uma mistura de 6 pigmentos é avaliada e após screening de apenas 8 horas chega-se ao ponto ótimo da utilização da Triart C8. Uma vez que a escolha é realizada, passa-se a ajustar de maneira mais precisa parâmetros como temperatura, composições de fase móvel, concentração e pH do tampão, uso de aditivos secundários, entre outros.
Neste caso, com mais 42 minutos, obteve-se um método otimizado para a separação dos analitos em questão