YMC-Triart C18 ExRS para análise de Vitamina D e seus metabólitos

Quantificação simultânea de PCA, UCA e His no estrato córneo por HPLC-PDA
28 de outubro de 2026

YMC-Triart C18 ExRS para análise de Vitamina D e seus metabólitos

A determinação dos níveis de vitamina D é importante para a avaliação do estado nutricional e o acompanhamento de condições relacionadas ao metabolismo ósseo e à saúde. Nesse contexto, a análise cromatográfica permite determinar diferentes formas da vitamina e seus metabólitos, como a vitamina D₂ (ergocalciferol), a vitamina D₃ (colecalciferol) e a 25-OH-vitamina D₃ (calcidiol). Como esses compostos apresentam semelhanças estruturais, sua separação adequada é fundamental para a confiabilidade dos resultados analíticos.

Para enfrentar esse desafio, a YMC apresenta uma aplicação utilizando a coluna YMC-Triart C18 ExRS, uma fase estacionária desenvolvida para oferecer seletividade diferenciada em separações de compostos complexos. No método descrito, a coluna de 100 × 2,0 mm, com partículas de 1,9 µm, permitiu a separação em linha de base dos três compostos em menos de 6 minutos, sob condições isocráticas e com detecção UV a 265 nm.

O exemplo demonstra como a escolha da fase estacionária pode influenciar diretamente a seletividade e a eficiência da separação cromatográfica, contribuindo para métodos analíticos rápidos e com resolução adequada. A YMC-Triart C18 ExRS é uma alternativa a ser considerada no desenvolvimento e na otimização de métodos para compostos estruturalmente relacionados devido à sua característica única de somatório de altos valores de seletividade hidrofóbica e estérica.

Quer conhecer os detalhes dessa aplicação e avaliar as possibilidades para o seu método?

Acesse a nota técnica da YMC e conheça os resultados obtidos com a coluna Triart C18 ExRS.