As colunas Triart da YMC são compostas por uma fase estacionária à base de sílica hibrida, ou seja, uma matriz que apresenta parte inorgânica (sílica) e parte orgânica (“pontes” de etileno que conectam dois átomos de sílica).
Com 5 opções de colunas de fase reversa e medidas de alta eficiência de dimensões 50 x 2.1 mm e 1.9 µm, é possível realizar um estudo envolvendo os parâmetros principais em um método acompanhado de ajuste fino. Como exemplo de método podemos inicialmente as seguintes condições:
(Modo de eluição por gradiente de 5% até 90% de solvente orgânico + etapa de término de eluição de componentes em fase orgânica + etapa de equilíbrio)
Tempo análise = (1 x 5 x 2 x 2 x 2 x 2 x t = 40*t) + (Mistura (1) x triart C18, ExRS e C8 (3) x solv (2) x alcalino (1) x 2 testes x t = 12*t)
Total = 52*t
Onde t = tempo de corrida da análise
Considerando um tempo de análise de 12 minutos, esta análise estaria finalizada em aproximadamente 10 horas de trabalho!
Neste estudo de caso, a mistura de 6 pigmentos é avaliada e após screening de apenas 8 horas chega-se ao ponto ótimo da utilização da coluna Triart C8. Uma vez que a escolha é realizada, passa-se a ajustar de maneira mais precisa parâmetros como temperatura, composições de fase móvel, concentração e pH do tampão, uso de aditivos secundários, entre outros.
Após teste transferindo modo de eluição gradiente para isocrático (tempo estimado em 28 min) mais processo de otimização (aproximadamente 14 min), totalizando 42 min, obteve-se um método otimizado de 9h para a separação dos analitos em questão.